12 outubro 2007

Estamos vivos!

É com grande alegria que escrevo hoje neste blog! É com grande alegria que posso dizer que estamos vivos! “O bem venceu o mal!” O sim (mesmo em minoria) venceu o não!
A TAIL reuniu-se ontem para uma reunião já há muito aguardada. Os exames, a falta de tempo de muitos (quer para estudar ou trabalhar), as férias de verão, o calor nas cabeças formam um conjunto de factores que adormeceram o espírito de tuna. A tuna teve algumas actuações durante estes últimos 3 meses, mas não foram vividas com “aquele” espírito. Pareciam uma obrigação, pois devido à falta de tempo de alguns, à falta de disposição, ou até mesmo vontade de outros, fez com que as “actuações de verão” fossem “fraquinhas” com uma média de 10 elementos. Ora se a tuna tem aproximadamente 20 elementos, é triste ver actuações com apenas metade. O pessoal desmotiva, pois são sempre os mesmos a fazer o “sacrifício”. E quando não há motivação, a vontade é de acabar com tudo. Mas seria correcto? Deitar 3 anos de trabalho, dedicação e evolução para o lixo? Deitar a perder horas e horas de trabalho árduo num CD? NÃO! TODOS sabemos que não. Quando se gosta mesmo, gosta-se sempre. E os que hoje continuam na tuna é porque gostam! E houve ontem muitas dores de coração quando alguns “decidiram” que não dava mais, e que não havia volta a dar. Mas todos os problemas têm solução. E basta haver meia dúzia de pessoas com uma réstia de vontade de continuar, para conseguir “fazer a cabeça” dos que não querem e “mover corações”. Basta uma carinha de cão abandonado para conseguir convencer e motivar quem está desmotivado. E assim se deu uma reviravolta no espírito de tuna. Entrámos todos cabisbaixos naquela sala, sem grandes esperanças. Sinceramente não estava nada à espera. Pensei que iria ser mais uma reunião da treta que não iria dar em nada. Mas… sei lá… o espírito académico, as praxes, a “festa” que estava a haver na AE, o facto de saber que temos caloiros com bons conhecimentos de música interessados em entrar para a tuna… Tudo isso fez com que uníssemos todos as mãos e gritássemos bem alto TA TA TA TAIL! E saímos todos daquela sala com um sorriso... (Hei hei hei… Interrupção! Antes disso… Saímos todos daquela sala com uma cara de aflição e com a mão no nariz a gritar “Que cheiro horrível!” porque alguém teve a lata de se descuidar.) Agora sim… Saímos da sala com um sorriso enorme, e a gritar pela TAIL (até houve quem saísse a chorar de emoção) e demos uma mini-actuação para o pessoal que estava na AE (para aí 50 pessoas). E ter o pessoal a gritar, a saltar, a bater palmas e a torcer por nós deu-nos ainda mais ânimo para continuar. Este foi sem dúvida o melhor convite aos caloiros para integrarem este grupo que precisa de sangue novo.
E finalmente… O blog foi actualizado! Comentem… Escrevam… Cantem… Toquem… E acima de tudo encantem… TA TA TA TAIL 4ever!!!
Ass: Mónica (Bonga)

10 comentários:

Anónimo disse...

TAIL sempre! custa muito quando percebes que vais ter de deixar algo que para ti significou e significa muito!ir para aquela reunião, sinceramente foi um tormento, porque teria de dizer que nao teria disponibilidade! Desmotivei muito, é certo e acabei por me deixar levar por acontecimentos menos positivos, percebi que nao consegui dar o que queria e com isso acabei por levar a tuna a baixo! mas nao foi por crer acreditem! mas com a reuniao de ontem e partilhando a ideia do joão, ao perceber que fomos um grupo de amigos e nao um massacre de criticas, tudo me leva a querer continuar naquilo que é nosso e que bem ou mal tambem ajudei a construir! FICO, e fico com a certeza que me vou esforçar ao máximo tendo em conta as proporçoes que a nossa vida toma de um dia para outro! mas fico porque adoro musica, adoro copos e adoro-vos a todos! ia ser um sofrimento deixar aquilo que mais me dá gozo, cantar! obrigado por tudo e FORÇA TAIL! nos vamos conseguir! Nunca me lembro de uma actuaçao tao forte como a de ontem! SIM, ESTAMOS VIVOS!

Anónimo disse...

pessoal, nao consegui comentar com o meu nome de utilizador, portanto a mensagem acima escrita fui eu... a Anuska! beijos!

Anónimo disse...

TUNA TUNA TUNA. UM POR TODOS E TODOS POR UM. força pessoal, uniao, força e dedicação. =)

UMA VEZ TUNO, TUNO PARA SEMPRE


ASS: Luis Querido

Beta disse...

Finalmente tive tempo para aqui vir escrever...
Fui um daqueles tunos que entrou naquela sala cabisbaixo, com a certeza cheia de incerteza de ir deixar de vez algo que durante tanto tempo fez parte da minha identidade. Várias vezes o disse, ser tuno é algo que me vem cá de dentro da alma e do coração. Há muito que sentia o espírito a deixar de correr no sangue, por muitos motivos que já nem vale a pena mencionar. O entusiasmo fugia e até este nosso cantinho cibernético sofreu com isso! Mea culpa...
Partiu-se-me o coração quando percebi, naquela reunião, que não era a única dividida entre o sair e o ficar, mas um "ficar para quê?", se não nos entendemos e parece que não conseguimos ir a lado nenhum... Mas os discursos de alguns fizeram ver que afinal somos tunos, somos uma tuna de verdade que consegue renascer novamente das cinzas. Obrigado a todos os que reacenderam novamente o nosso fogo! Estamos vivos! E agora mais fortes que nunca!
Não vamos esquecer o passado, mas vamos seguir em frente em direcção ao futuro, porque ainda temos muito para dar, muitas notas e acordes para tocar... muitas borgas para viver!
Ta Ta Ta TAIL!!!

E quanto ao blog, passei o testemunho, e muito bem, à nossa Bonga!
Um abraço e uma beijoka a todos os tunos, caloiros e projectos e um OBRIGADO a todos por acreditarem no que somos e podemos ainda ser...

Anónimo disse...

Eu tb fui uma das pessoas que entrou naquela reuniao decidida a sair da tuna, com muita pena minha, e' claro! sentia-me desmotivada, sem tempo e talvez por isso me afastei da tuna...
Mas no decorrer daquela reuniao, houveram umas vozinhas que entraram ca dentro e fizeram pensar..."porra, mas isto n pode acabar assim!!!" e decidir dar mais uma oportunidade 'a tuna, 'a NOSSA TUNA.
Bom a Vania ontem convenceu-me a tentar a pandeireta c a Joana...e para principiantes ta a ir bem ( a Joana melhor que eu). E ja tenho uma bolha no dedo... lol.
Beijinhos a todos e nao vamos deixar isto morrer ok?!

a GAROTA

Anónimo disse...

É bom ler os vossos comentarios =) qual a tuna que não passa por isto =) hehehe.


Ass: Querido

Dantas disse...

ACABAR???? VOCES TÃO MAS É BEBADOS!!! ALGUMA VEZ EU PENSEI QUE IAMOS ACABAR??????? lol

Rogeriomad disse...

Olá a todos,

No âmbito dos eventos culturais a desenvolver no IV Cidade Berço - Festival de Tunas Académicas, a Afonsina decidiu actualizar o seu velhinho espaço cibernético. Fiquem a saber um pouco da nossa tuna e do nosso festival na nossa nova morada online www.afonsina.no.sapo.pt

Apareçam e Passem a palavra.

Saudações Afonsinas,

Romeno
over

Anónimo disse...

Olá !
A NOCTUNA visitou o vosso Blog...
Queremos deixar uma palavra amiga de todas nós, nós que já passamos por momentos dificeis...
Quando a música faz parte das nossas vidas deixar de ser TUNO e por mais que nos pareça a única alternativa, é Impossível.
O pavio da vossa música não acabará, basta insistir.
Parabens pela evolução musical e pela actuação na Semana Académica.
ATÉ BREVE

Anónimo disse...

Errata:
Substitui-se Semana Académica para Semana do Caloiro!
Isto é que é querer adiantar o tempo ahhh
Fiquem bem pessoal!!!!!!!!1

Noctuna